Economia
70% dos consumidores goianienses planejam presentear no Dia dos Namorados
Data deve gerar um movimento superior a R$ 110 milhões
03/06/2024 20:05 -
70% dos consumidores goianienses planejam presentear no Dia dos Namorados. Foto: Ilustração/Freepik
Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL) revelou que 70% dos consumidores planejam comprar presentes para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Focando apenas na população economicamente ativa residente na capital, e desconsiderando o turismo de compras e a Região Metropolitana, aproximadamente 580 mil pessoas deverão ir às compras. A expectativa é que a injeção de recursos na economia local ultrapasse R$ 110 milhões.
Em 2024, o ticket médio dos presentes para o Dia dos Namorados será superior a R$ 188 por item, com cada consumidor adquirindo cerca de dois produtos. A maioria (39%) afirmou que pretende gastar o mesmo valor do ano passado, enquanto 33% planejam aumentar os gastos e 11% pretendem reduzir as despesas. Um dado interessante do levantamento é que 93% dos consumidores que irão às compras informaram que farão uma pesquisa comparativa de preços.
Para o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira, apesar do elevado percentual de consumidores que desejam investir na data, ainda há sinais de que estão sendo cautelosos com os gastos. “Neste levantamento do Dia dos Namorados, especificamente, notamos que o consumidor quer fazer mais comparações de preços e otimizar o dinheiro. Pode ser uma conjunção de fatores. Percepção de uma suposta inflação alta por causa dos preços de alguns produtos, como alimentos, achatamento da renda em alguns segmentos profissionais e até mesmo uma preocupação com o futuro”, opina o dirigente.
Preferência dos consumidores
Shoppings serão os locais mais procurados pelos consumidores. O levantamento da CDL Goiânia revelou que 66% dos goianienses preferirão comprar os presentes em shoppings, enquanto 23% optarão por lojas de rua. Os principais fatores apontados como diferenciais para a decisão de compra são: preço (29%) e variedade (21%).