COMPORTAMENTO
Bares e restaurantes são preferidos para primeiro encontro de casais, mostra pesquisa
Um levantamento recente realizado pela empresa americana Shane Co. revelou que bares e restaurantes são os locais preferidos para os primeiros encontros. Cerca de 30% dos entrevistados escolhem jantar fora, seguido por 23% que preferem um café, enquanto outros 12% optam por sair para beber.
21/11/2024 14:07 -
Um levantamento recente realizado pela empresa americana Shane Co. revelou que bares e restaurantes são os locais preferidos para os primeiros encontros. Cerca de 30% dos entrevistados escolhem jantar fora, seguido por 23% que preferem um café, enquanto outros 12% optam por sair para beber. A pesquisa destaca como esses ambientes, que mesclam boa comida e um clima acolhedor, são ideais para criar uma atmosfera de conforto e proximidade entre casais.
Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Link do canal
Gustavo Alves, dono do Kobes Emporium Bar, localizado em Belo Horizonte (MG), acredita que a popularidade desses locais se deve, em parte, à segurança e conforto que oferecem. Para ele, a combinação entre um ambiente acolhedor, bom atendimento e uma culinária de qualidade transforma a experiência dos clientes.
“O Kobes faz parte da história de muitos casais. Já tivemos clientes que voltaram ao bar anos depois, com seus filhos, relembrando do primeiro encontro aqui”, comenta Gustavo. Ele também ressalta a importância de um atendimento cordial e discreto. “Um bom atendimento é encantador, mas precisa ser sutil para que o casal se sinta à vontade”, explica.
Gustavo também ressalta a importância de um atendimento cuidadoso e respeitoso nesses momentos especiais. Em seu bar, a equipe é treinada para receber os casais de forma cordial e discreta. “Um bom atendimento faz toda a diferença. É essencial ser atencioso sem ser invasivo, permitindo que as pessoas aproveitem o ambiente para se conhecerem com tranquilidade”, explica.
A engenheira de produção Karla Caroline, do Rio de Janeiro, compartilha essa visão. Ela, que conheceu o marido no trabalho, escolheu um bar para o primeiro encontro do casal fora do ambiente corporativo. “É um local que, por coincidência, nós dois frequentávamos há muitos anos. Foi o cenário perfeito para que nos sentíssemos à vontade. Hoje, o bar é nosso lugar especial, e sempre voltamos para relembrar aquela noite”, conta Karla.
Esse vínculo emocional entre clientes e estabelecimentos mostra como bares e restaurantes vão além da simples oferta de alimentos e bebidas: eles se tornam espaços de criação de memórias e afetos. “Historicamente, os bares e restaurantes são lugares muito escolhidos para as pessoas se reunirem, vivenciarem momentos importantes e construírem lembranças afetivas. Esses locais desempenham um papel único, proporcionando um ambiente em que experiências se tornam memórias duradouras”, afirma José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel.
Do ambiente digital para os bares
Um estudo da Universidade de Stanford mapeou onde casais se conheceram entre 1930 e 2024, revelando que, atualmente, 61% dos relacionamentos começam online. A internet transformou a maneira como as pessoas se conectam, mas bares e restaurantes continuam desempenhando um papel importante, com 5% dos casais iniciando suas histórias nesses espaços.
A busca por um ambiente que ofereça conforto, privacidade e um clima descontraído evidencia que, mesmo com as novas formas de interação, bares e restaurantes permanecem relevantes. Esses locais não apenas facilitam conexões, mas também oferecem o cenário ideal para que primeiros encontros evoluam em laços duradouros. (Fonte: texto-Ísis Castro/foto Midjourney).