Eleições 2026
Ronaldo Caiado chega a 33% no 2º turno contra Lula, mostra Quaest
Caiado cresceu seis pontos percentuais no quesito conhecimento dos eleitores de janeiro a maio
06/06/2025 15:22 -

Governador Ronaldo Caiado | Foto: Reprodução
O governador de Goiás e pré-candidato a presidência da República, Ronaldo Caiado (UB) começa a superar a barreira do desconhecimento de parcelas dos eleitores com vistas à corrida presidencial de 2026. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 5, Caiado cresceu seis pontos percentuais no quesito conhecimento dos eleitores de janeiro a maio, além de se mostrar mais competitivo num eventual segundo turno contra o presidente Lula (PT).
Diretor do instituto responsável pelo levantamento, Felipe Nunes diz que o governador de Goiás “se mostra cada vez mais competitivo” e que, num eventual confronto contra o presidente Lula da Silva (PT), Caiado chega a 33% das intenções de votos. “O único nome que não parece ganhar tração ao longo dos meses, nem se mostrar competitivo diante de Lula é o do deputado federal Eduardo Bolsonaro. As intenções de voto entre eles não se alterou nos últimos 5 meses, e Lula mantém larga vantagem sobre ele (10 pontos).”
Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Acesse o link
A pesquisa mostra redução da distância entre o presidente Lula e seus potenciais adversários na eleição de 2026. Lula, que até a pesquisa anterior, de março, venceria todos os demais candidatos em eventual segundo turno, aparece com 41% das intenções de voto, em empate técnico com Tarcísio, do Republicanos, que tem 40%. Michelle tem 39% e Ratinho Júnior, do PSD, 38%.
“Pela primeira vez a rejeição ao governo está se transformando em rejeição eleitoral a Lula, alavancando as candidaturas dos potenciais herdeiros de Bolsonaro. O eleitor passou a conhecer melhor nomes como Tarcisio, Ratinho e Zema, e começa a tê-los como opção na eleição presidencial”, completa Nunes.
Segundo turno
Para um eventual segundo turno, a pesquisa traçou oito cenários. Além de Bolsonaro, Michelle, Tarcísio e Ratinho, a lista inclui o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), e os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e de Goiás, Ronaldo Caiado.
Lula teria vantagem de 2 pontos percentuais contra Ratinho (40% a 38%), de 4 pontos contra Michelle (43% a 39%) e Eduardo Leite (40% a 36%), de 9 contra Zema, de 10 contra Eduardo Bolsonaro e Caiado. O percentual dos que disseram que votariam em branco ou não iriam votar varia de 13% a 19%.