CULTURA
Dia de Campo no Cará, celebra lançamento do livro Cooperativismo na Essência, de Nárcia Kelly
A fila para adquirir o livro e garantir um autógrafo de Nárcia se estendeu pelo salão.
21/11/2025, 14:25 -

A quinta-feira amanheceu com um movimento incomum na Região do Cará, em Bela Vista de Goiás. Mais de 500 pessoas se reuniram para prestigiar o lançamento do livro Cooperativismo na Essência, de Nárcia Kelly, em um encontro marcado por emoção, memória, trabalho coletivo e uma celebração da força da agricultura familiar – O Dia de Campo.
Dia de Campo - é uma tradição que marca o início da safra de mandioca na Região do Cará, em Bela Vista de Goiás. Esse, em especial, reuniu produtores cooperados da Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores de Polvilho e Derivados da Mandioca da Região do Cará (Cooperabs), lideranças do cooperativismo, parceiros institucionais e autoridades.
Logo cedo, um lauto café da manhã recebeu os participantes. Depois no galpão de eventos da cooperativa – local dos autógrafos, autoridades fizeram breves pronunciamentos, seguidos por uma síntese afetuosa do livro, apresentada por Vanessa, amiga de longa data de Nárcia e colaboradora direta na elaboração da obra. A autora, visivelmente emocionada, agradeceu o carinho e a presença de todos, destacando a importância daquele momento em sua trajetória.
Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Acesse o Link
A fila para adquirir o livro e garantir um autógrafo de Nárcia se estendeu pelo salão, revelando o interesse genuíno dos presentes em conhecer mais da história de luta e organização comunitária que marca o Cará. Após os autógrafos, um almoço preparado com capricho reuniu os convidados, reforçando o espírito cooperativo que permeia o evento. O encerramento foi animado e descontraído, com muita música, em meio a sorrisos, abraços e muita celebração.
A essência do Cará transformada em livro
Nárcia Kelly lança oficialmente Cooperativismo na Essência, obra que resgata a trajetória de uma comunidade que aprende, desde cedo, que a sobrevivência no campo nasce do esforço, da união e da capacidade de pensar coletivamente.
O livro apresenta o universo das 52 famílias que vivem na região — cerca de 300 pessoas — responsáveis por manter viva a tradição do polvilho, o “diamante branco” que leva o nome de Bela Vista para outras cidades e Estados.
Filha do Cará, Nárcia narra episódios que moldam sua história: da infância simples no alqueire familiar ao percurso diário entre a roça e Goiânia durante a faculdade de Direito. Fala também do legado de seus pais, Nárcio e Suely, e de personagens fundamentais como Seu Adão e o Vô Tõe, pioneiro que inspirou a criação da Cooperabs, a Cooperativa do Polvilho do Cará, fundada em 2005 e presidida por ela aos 19 anos.
O livro, mais do que um registro histórico, funciona como um manual prático de cooperativismo. Nárcia compartilha aprendizados que levaram a experiência do Cará até a Universidade Sorbonne, onde apresentou o conceito de “cooperativa cerebral” e foi calorosamente aplaudida.
Nárcia, que hoje está à frente da GoianaTur, responsável pela estrutura turística de Goiânia, reforça em sua fala o compromisso com as origens: “Tudo o que sou vem da fé simples e do trabalho conjunto do Cará. É confiar, plantar e esperar o tempo certo da colheita.”
Para quem não pôde participar do lançamento no Cará, o evento chega a Goiânia no dia 26 de novembro, às 18h, na sede da OCB (Espaço Sescoop), ao lado do Flamboyant.
Uma coisa é certa: quem passa pela estrada de poeira do Cará sai de lá compreendendo que o cooperativismo, quando vivido em sua essência, transforma realidades — e vidas inteiras.







