PIRACANJUBA
Em Piracanjuba ainda nada está definido, as pré-candidaturas movimentam o cenário político
As pré-candidaturas à Prefeitura de Piracanjuba avançam para a fase final das convenções partidárias, com alianças já sendo formadas, apesar da indefinição persistente de alguns nomes para compor as chapas.
01/08/2024 17:43 - Direto da redação - Por Danylo Santos
- (cidade vive indefinições na formação de chapas políticas)
As pré-candidaturas à Prefeitura de Piracanjuba avançam para a fase final das convenções partidárias, com alianças já sendo formadas, apesar da indefinição persistente de alguns nomes para compor as chapas. Os pré-candidatos, incluindo o atual prefeito Claudiney Bode (UB), a ex-secretária de assistência social Ellen de Lima (PSB) e o ex-vereador Fernando Pacífico (PT), ainda não anunciaram oficialmente seus vices, mantendo o cenário político em constante especulação.
Claudiney Bode (UB)
O prefeito Claudiney Bode, que busca a reeleição pelo partido União Brasil (UB), está em negociação avançada para uma aliança com o PSD, presidido pelo secretário municipal de finanças Clayton Vargas. Nos bastidores, especula-se que Marcinho Borges (PSD) poderá ser o escolhido para vice, embora nenhuma confirmação oficial tenha sido dada. Em entrevista ao 5 de Junho Claudiney afirmou: “Há vários nomes que se encaixam com a nossa filosofia de trabalho e estamos conversando para isso. Há muita gente, que assim como eu, comunga das mesmas ideias para que nossa cidade continue avançando dia após dia.”
Cláudio Grilo (PRD)
O empresário da construção civil Cláudio Grilo representa o Partido Renovação Democrática (PRD) e tem o apoio da deputada federal Magda Mofatto e do deputado estadual Amilton Filho. Cláudio oficializará sua candidatura em convenção marcada para o próximo sábado (03), com o presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno Baiano, como seu vice. Os partidos DC e Agir já declararam apoio a Grilo.
Ellen de Lima (PSD)
Ellen de Lima, ex-secretária de assistência social, lançou sua pré-candidatura recentemente, destacando - durante entrevista à Radio Geração - que foi procurada por outros candidatos para compor uma chapa como vice, mas decidiu liderar a própria candidatura devido ao "chamado da população". Nos bastidores, comenta-se que o vereador Danilo Cardoso pode ser seu vice, mas Ellen planeja anunciar oficialmente sua escolha na convenção marcada para segunda-feira (05).
Fernando Pacífico (PT)
Após um hiato de 24 anos, o ex-vereador Fernando Pacífico retorna à política como pré-candidato pelo PT. Em suas redes sociais, Fernando anunciou sua decisão de concorrer após conversas com aliados e incentivo de deputados do partido. Circula a informação de que ele poderá optar por uma "chapa pura", possivelmente incluindo os ex-vereadores Lindolfinho ou Vanderlan Pontes, embora o vice ainda não tenha sido anunciado.
João Barbosa (MDB)
O ex-prefeito João Barbosa, com convenção marcada para domingo, dia 4, está organizando uma coligação entre MDB e PL. Após considerar oito nomes para vice, Jailton Garcia, um estreante na política, foi escolhido. Nos bastidores, questiona-se se esta decisão foi irrestritamente apoiada pelo deputado Amauri Ribeiro.
Lenízia Cânedo (PP)
A atual vice-prefeita, Lenízia Canêdo, foi a primeira a anunciar oficialmente seu vice, Milton Justus, presidente do PDT municipal. Com uma ampla coligação formada por PP, PDT, Avante, Podemos e Solidariedade, Lenízia conta com apoio significativo de deputados estaduais e federais, além do respaldo do ex-prefeito José Lourenço, um respeitado líder político.
(Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp) Link do canal
Esses próximos dias, prometem ser decisivos para o cenário político de Piracanjuba, com os pré-candidatos buscando consolidar suas alianças e definir suas chapas para a corrida eleitoral. O prazo para estas definições, se encerra na próxima segunda-feira (05).