Anuncie aqui

Dengue

Casos de dengue diminuem, mas internações preocupam Saúde em Goiás

Mais de 2,6 mil pessoas foram hospitalizadas

27/04/2024 11:24

Casos de dengue diminuem, mas internações preocupam Saúde em Goiás

Internações por dengue em Goiás já são 2.684 mil este ano. Foto: Iron Braz.

O Governo de Goiás reforçou, na última quinta-feira (25), os riscos sobre os perigos das complicações relacionadas à dengue. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), apesar da diminuição de 22,65% no número de casos entre as semanas 12 e 15 deste ano, as internações continuam aumentando. Desde o início do ano, já foram registradas 2.684 internações, em comparação com 153 no mesmo período de 2023.

“A queda do número de notificações da dengue não significa redução de internação. Portanto, a população deve redobrar os cuidados com relação à prevenção da doença. Nos primeiros sintomas, é importante o paciente procurar as unidades básicas de saúde, as unidades de pronto atendimento, para começar a hidratação correta e as indicações pertinentes o quanto antes. Isso possibilita que o caso não se agrave e haja menos internação”, recomenda a superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES, Amanda Limongi.

A administradora ressalta a preocupação diante do cenário que envolve chuvas frequentes e altas temperaturas, contribuindo para a circulação simultânea dos vírus da dengue e chikungunya. Este ano, foram reportados 240.150 casos de dengue, dos quais 120.193 foram confirmados, resultando em 135 óbitos registrados. Além disso, 150 outras mortes relacionadas à dengue ainda estão sob investigação.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, afirma que a gravidade do cenário atual é pior do que o verificado em 2022, quando foram confirmados, no ano todo, 193.782 casos e 182 óbitos pela doença. Ela ainda alerta que a vacina é o meio mais eficaz de prevenir internações, tanto de dengue como de doenças respiratórias. “Exatamente pela diminuição do número de pessoas vacinadas nos anos anteriores para gripe e covid-19, por exemplo, que hoje temos esse aumento de casos de doenças respiratórias e de sua gravidade”, pontua.

Neste momento, a taxa de vacinação contra a dengue ultrapassa os 90%, com a administração de 148.098 doses fornecidas pelo Ministério da Saúde. “Contudo, temos cerca de 10% de doses disponíveis. As pessoas precisam procurar um posto de vacinação. Lembrando que, para esse lote específico, foi liberada a vacina para pessoas de 4 a 59 anos de idade”, ressalta Flúvia.

Investimento

O Governo de Goiás destinou mais de R$ 5 milhões para os municípios adquirirem medicamentos destinados ao tratamento da dengue e chikungunya. Essa iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Combate às Arboviroses. Até o momento, aproximadamente 100 cidades classificadas com alto e médio risco para essas doenças já receberam mais de R$ 270 mil em produtos, incluindo soros (cloreto de sódio injetável), dipirona sódica (comprimidos, solução oral e injetável) e sais para hidratação.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV