Governo de Goiás

Saúde

Goiás confirma a primeira morte por dengue em 2025

Neste mês de janeiro, o Estado já registrou 7 mil casos de dengue, com 14 municípios goianos em situação de emergência

29/01/2025, 12:27

Goiás confirma a primeira morte por dengue em 2025

Mosquito da dengue | Foto: Frame - EBC

Goiás confirmou a primeira morte por dengue deste ano. A vítima, a professora Damiana, de 58 anos, faleceu no início de janeiro em Heitoraí, município localizado na região central do estado, conforme informações da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO). Com uma população de 3.070 habitantes, a cidade registrou 64 casos confirmados da doença apenas em janeiro.

Os dados divulgados pela SES-GO mostram a gravidade da situação: mais de 7 mil casos de dengue foram notificados em Goiás no primeiro mês de 2025, com 2,9 mil confirmações. Além da morte registrada em Heitoraí, seis óbitos estão sob investigação, sendo quatro em Goiânia, um em Mozarlândia e outro em São Simão.

Atualmente, 14 municípios goianos estão em estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue. Em 2024, Goiás enfrentou uma das piores epidemias da história, com 321 mil casos e 429 mortes. Além disso, o sorotipo 3 da dengue, que não era registrado no estado há 17 anos, voltou a aparecer em cidades como Anápolis, Goiatuba e Rio Verde, com todos os pacientes se recuperando. A situação destaca a necessidade de vigilância específica para os diferentes sorotipos da doença.

Sintomas da dengue tipo 3

Apesar de apresentar os mesmos sintomas dos outros sorotipos do vírus, a dengue tipo 3 traz preocupações adicionais devido à longa ausência de circulação. Isso pode significar um risco maior para grupos vulneráveis, que têm menos chances de ter imunidade.

Os sinais da infecção incluem:

  • Febre alta (acima de 38,5°C);
  • Dor de cabeça, especialmente atrás dos olhos;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Náuseas e vômitos;
  • Mal-estar e falta de apetite.

Ações

A subsecretária de Vigilância da Saúde, Flúvia Amorim, destacou que diversas ações de combate à dengue continuam sendo realizadas, como o controle do vetor, a redução de criadouros e a orientação à população para buscar atendimento médico e evitar a automedicação. Além disso, a Secretaria de Saúde de Goiás ampliará o monitoramento de dados e as ações de controle nos municípios, com a capacitação de servidores e apoio às prefeituras, com a participação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Em 2025, o estado de Goiás implementará a borrifação domiciliar, uma estratégia focada em áreas pequenas com grande aglomeração. O inseticida utilizado nessa técnica é aplicado nas paredes das residências e oferece proteção de longo prazo contra o mosquito transmissor da dengue.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV