Tecnologia
Governo lança edital de licitação da 1ª etapa do Programa Goiás de Fibra
Iniciativa visa conectar 125 municípios e a região metropolitana de Goiânia à rede de fibra óptica, com investimentos de R$ 500 milhões. A infraestrutura de alta capacidade beneficiará órgãos públicos, incluindo escolas, hospitais e unidades de segurança
22/01/2025 11:13 -
Foto: Divulgação/SGG-GO
A Secretaria-Geral de Governo (SGG) publicou nesta quarta-feira (22/01) o edital de licitação da primeira etapa do Goiás de Fibra, programa que irá conectar os 125 municípios das regiões Norte e Nordeste do estado, além da região metropolitana de Goiânia e entorno do Distrito Federal, com a rede de fibra óptica. A audiência pública para apresentação e discussão da proposta de licitação foi realizada de forma on-line, no dia 30 de outubro de 2024. Os investimentos são de R$ 500 milhões ao longo de 5 anos. A sessão pública de licitação será realizada 60 dias úteis após a publicação.
A expectativa é de que sejam instalados, nesta primeira etapa, pelo menos 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos do Estado. Após a conclusão de todas as etapas do projeto, Goiás contará com uma infraestrutura de alta capacidade que vai melhorar a conectividade dos órgãos públicos estaduais, com destaque para escolas, hospitais e unidades da Segurança Pública.
O secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima explica que o projeto será um marco na modernização da prestação de serviços por parte da administração pública estadual. “Teremos condições de implantar diversos benefícios em todo o Estado, como a telemedicina, ensino à distância com maior qualidade. Na área de segurança, poderemos implantar serviços de excelência, além de avançar no conceito de cidades inteligentes em todas as regiões de Goiás, por meio de dados rápidos que trarão maior benefício para a população”, explica.
Para chegar aos 246 municípios goianos, a rede de fibra ótica está sendo projetada em formato de grandes anéis ópticos, que irão percorrer os maiores conglomerados urbanos. A primeira etapa do projeto já vai atender a cerca de 50% dos municípios do estado.
A empresa vencedora será responsável pelo fornecimento de rede de telecomunicações e pela prestação de serviços de transporte de dados, voz e Wi-Fi 7. Isso incluirá a construção, implantação, operação e manutenção de uma rede de alta capacidade, além de garantir a segurança, realizar treinamentos e fornecer serviços de voz para o Estado de Goiás, na modalidade de Fornecimento e Prestação de Serviço Associado.