Anuncie aqui

Saúde

HGG realiza primeiro transplante de medula óssea da rede estadual de Goiás

Procedimento foi bem sucedido e paciente já recebeu alta

06/04/2024 21:48

HGG realiza primeiro transplante de medula óssea da rede estadual de Goiás

HGG realiza primeiro transplante de medula óssea da rede estadual de Goiás. Foto: Divulgação

Patrick Brunner Viana de Assis, de 24 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, recebeu o primeiro transplante de medula óssea realizado pelo Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. O procedimento foi bem-sucedido, e o paciente, que estava internado desde o dia 14 de abril, já teve alta hospitalar.

O coordenador do Serviço de Transplante de Medula Óssea da HGG, o médico hematologista Adriano de Moraes Arantes, afirma que Patrick passou por um transplante autólogo, procedimento no qual as células precursoras da medula óssea provêm do próprio paciente transplantado. “O paciente respondeu muito bem ao tratamento. O procedimento ocorreu dentro do esperado e agora podemos dizer que tivemos o primeiro transplante de medula óssea bem-sucedido no HGG. Este é o primeiro transplante de muitos que esta unidade 100% SUS irá realizar junto aos à Rede Estadual de Saúde”, disse. Adriano Arantes. Ele também detalha que o serviço estará disponível para pacientes que sofrem de doenças que impactam as células sanguíneas, como linfomas e mielomas.

O médico destaca que, mesmo após receber alta, o paciente precisará manter cuidados devido à fragilidade do seu sistema imunológico. “Nestes primeiros dias há o risco, ainda que leve, de imunossupressão, que é a diminuição da resposta imune do organismo. O Patrick está passando por uma reconstrução do sistema imunológico. Ele vai passar por um período de acompanhamento, vai ser revacinado com várias vacinas, que incluem: Influenza, Hepatite A, Hepatite B e outras do calendário de pacientes transplantados. Pelos próximos 180 dias, ele vai passar por algumas limitações, mas logo estará livre para viajar e exercer suas atividades habituais”, afirmou.

Serviço de Transplante de Medula Óssea

O HGG iniciou a operação do seu serviço de Transplante de Medula Óssea no último mês de abril. Habilitada pelo Ministério da Saúde em 2023, a Unidade de Transplantes de Medula Óssea do hospital tem a capacidade mínima de realizar seis transplantes por mês, além de oferecer atendimento ambulatorial a 45 pacientes.

O setor dedicado aos pacientes de transplante de medula óssea oferece apartamentos com antecâmara, sistema de climatização com pressão positiva do ar e filtros HEPA, além de equipamentos para purificação da água nas torneiras e chuveiros, visando evitar qualquer risco de contaminação para os pacientes. Também são disponibilizadas copa e banheiros exclusivos para acompanhantes, além de atender a todos os requisitos da legislação sanitária e das boas práticas de atendimento.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV