Instagram implementa 'modo adolescente' no Brasil e restringe perfis de usuários menores de 18 anos
Rede social lança uma nova funcionalidade para adolescentes com perfil privado, impondo restrições nas mensagens diretas e nas notificações noturnas. Além disso, os pais terão mais controle sobre o acesso e a segurança de seus filhos no aplicativo
12/02/2025, 15:57 -

'Conta de Adolescente' começa a ser implementada no Brasil em fevereiro | Foto: Divulgação/Instagram
O Instagram iniciou a implementação da "Conta de Adolescente" no Brasil, uma medida que visa aumentar a segurança e a privacidade de adolescentes entre 13 e 17 anos na plataforma. Anunciada pela Meta nesta terça-feira (11/2), tem como principal mudança as contas de usuários menores de 18 anos que serão automaticamente configuradas como privadas. Isso garante que apenas seguidores aprovados possam acessar o conteúdo, evitando que não seguidores visualizem ou compartilhem as publicações.
Além disso, as interações na plataforma também serão restritas. Os adolescentes poderão receber mensagens apenas de pessoas que seguem ou com quem já estão conectados, e somente esses seguidores poderão marcá-los ou mencioná-los em publicações. Para os menores de 16 anos, as restrições são ainda mais rígidas. Nesse caso, a conta privada será aplicada a todos os usuários, incluindo aqueles já cadastrados no Instagram. Além disso, esses adolescentes precisarão da autorização dos pais para alterar as configurações de privacidade de suas contas.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, também anunciou que os pais de adolescentes entre 16 e 17 anos poderão ativar a função de supervisão. Com essa ferramenta, os pais terão a capacidade de aprovar ou negar alterações nas configurações de privacidade dos filhos. Em breve, os pais também poderão ajustar essas configurações diretamente, oferecendo um nível adicional de proteção.
Restrições de conteúdo
Segundo o Instagram, os menores de 18 anos também são automaticamente colocados na configuração mais restrita de controle de conteúdo sensível - a rede cita, como exemplo desses conteúdos, brigas ou promoções de procedimentos cosméticos em áreas como o Explorar e nos Reels do app.
A versão mais restrita do recurso anti-bullying, Palavras Ocultas, também será ativada por padrão para filtrar ofensas em comentários e solicitações de mensagens.
O Instagram também diz que removerá conteúdo que viola as regras do aplicativo e evitará recomendar publicações de teor "potencialmente sensível, como conteúdo sexualmente sugestivo ou conteúdo que discuta suicídio ou automutilação".