POLÍTICA
O Globo apresenta Caiado como presidenciável e exemplo de gestão no país
Reportagem publicada pelo jornal O Globo neste domingo (1°/12) destacou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como um dos principais nomes da direita brasileira e uma aposta consolidada para 2026. Parte da série que traça perfis de possíveis presidenciáveis, a matéria aponta o goiano como exemplo de boa gestão.
02/12/2024 10:15 -
Reportagem publicada pelo jornal O Globo neste domingo (1°/12) destacou o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) como um dos principais nomes da direita brasileira e uma aposta consolidada para 2026. Parte da série que traça perfis de possíveis presidenciáveis, a matéria aponta o goiano como exemplo de boa gestão. Caiado é descrito como alguém que conseguiu transformar os resultados alcançados em Goiás como um “case” que pretende apresentar ao Brasil.
Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Link do canal
Com índices de aprovação de 86% (Genial/Quaest, abril) e 75% (AtlasIntel, agosto), o governador afirma ao jornal que sua candidatura ao Palácio do Planalto está definida: “Não me lancei com antecedência para barganhar outros cargos. Disputarei a Presidência em 2026. E para ganhar”, assegurou ao O Globo. Caiado acredita que a força da direita, como catalisadora dos anseios da maioria da população, continua sólida e independente: “Dela não há dono.”
Na análise do perfil, O Globo apresenta Caiado como um gestor entre a imagem de um político tradicional e a de um gestor moderno, um contraste que promete se intensificar em sua campanha presidencial para 2026. Representando tanto o agro tecnológico quanto a defesa de pautas conservadoras, Caiado carrega as marcas de uma dicotomia que, segundo interlocutores, será desafiadora, mas que o goiano consegue negociar com desenvoltura.
O lançamento oficial de sua pré-candidatura está marcado para fevereiro do próximo ano, pela necessidade de ganhar tempo devido ao tamanho do eleitorado goiano, que representa apenas cinco milhões de eleitores, conforme justificou: “Não tenho o luxo, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) de poder esperar até 2026 para me decidir.” Caiado também vê 2026 como uma oportunidade estratégica, apostando na queda de popularidade do presidente Lula (PT) e na possível desintegração da aliança de alguns integrantes do União Brasil com o governo petista.
Ao comentar os desafios e as disputas internas da direita, Caiado declarou com confiança: “O Marçal (PRTB) pautou nacionalmente a disputa sem um ‘case’ real para apresentar. Pois eu o tenho, e se chama Goiás.” Além disso, ele projeta um cenário com "um candidato com o sobrenome Bolsonaro", Ratinho Jr (PSD). e possivelmente Tarcísio de Freitas, embora preveja que este último possa disputar a reeleição em São Paulo.
Segurança de resultados
Prioridade absoluta de Caiado desde o primeiro dia de governo, a segurança pública foi destaque na reportagem do jornal O Globo devido aos resultados expressivos obtidos em Goiás, que se consolidou como referência nacional nessa área. A reportagem menciona o festival Expert XP, realizado há dois meses em São Paulo, no qual Caiado apresentou as ações que moldaram sua gestão, recebendo aplausos de uma plateia de mil pessoas ao declarar que Goiás é o único estado brasileiro onde facções criminosas não controlam “uma rua sequer.”
“Ou o bandido muda de profissão ou se muda de Goiás”, o governador não se cansa de frisar. Desde 2018, o estado registrou reduções significativas em crimes, como 85% em latrocínios, 56% em homicídios dolosos e 68% em furtos de veículos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A reportagem conclui que Caiado tem capital político e realizações que sustentam sua candidatura, mas também desafios em um cenário repleto de disputas dentro da direita.