Economia
Pix registra mais de 200 milhões de transações na última sexta-feira e bate recorde, conforme divulgado pelo Banco Central
Total de operações da última sexta superou as 178,7 milhões de transações registradas em 6 de março de 2024
08/04/2024 16:44 -
Transações via PIX bateram recorde em 5 de abril. Foto: Divulgação/Agência Brasil.
Na última sexta-feira (5), o Banco Central anunciou que as transações via PIX alcançaram um novo recorde, totalizando 201,6 milhões de transações em um único dia. Esse número supera o recorde anterior de 178,7 milhões de transações, registrado em 6 de março de 2024.
O registro ocorreu em um dia de instabilidade relacionada aos bancos no acesso dos clientes à plataforma. O Banco Central, entretanto, afirmou que o serviço estava operando normalmente. "Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020", avaliou o Banco Central.
O Banco Central está programado para introduzir uma nova funcionalidade para o PIX em 28 de outubro deste ano, chamada Pix automático. Essa modalidade permitirá que os clientes agendem antecipadamente os pagamentos que saibam que precisarão fazer às empresas.
Pix Automático
O Pix automático poderá ser utilizado, por exemplo, para efetuar pagamentos de:
- contas de água e luz;
- escolas e faculdades;
- academias, condomínios;
- parcelamento de empréstimos.
Atualmente, esse tipo de pagamento pode ser realizado por subsídio automático. No entanto, o Banco Central acredita que o Pix automático terá uma maior abrangência, alcançando mais pessoas.