TRADIÇÃO/CAVALHADAS
Quatro cidades históricas goianas sediam Cavalhadas nos próximos dias
As apresentações integram o Circuito das Cavalhadas 2025, que contempla 15 municípios goianos ao todo.
06/06/2025 10:15 -

Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis recebem, entre os dias 7 e 10 de junho, as tradicionais Cavalhadas, festas que unem fé, cultura e história em encenações populares que atravessam os séculos. Milhares de turistas são esperados para prestigiar o evento, que envolve diretamente as comunidades locais e valoriza um dos maiores patrimônios culturais do Estado.
As apresentações integram o Circuito das Cavalhadas 2025, que contempla 15 municípios goianos ao todo, com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Neste ano, estão sendo investidos R$ 4 milhões em infraestrutura, divulgação, valorização e ações de preservação da memória cultural.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, reforça o impacto social e econômico dos eventos em um dos fins de semana mais intensos da programação do Circuito das Cavalhadas. “A festa movimenta a economia local, fortalece o turismo, gera renda e amplia o sentimento de pertencimento nas comunidades”, completa.
Inspiração histórica
As Cavalhadas são inspiradas nos torneios medievais europeus, que simulavam batalhas entre cristãos (de azul) e mouros (de vermelho). As encenações são baseadas na obra “Carlos Magno e os Doze Pares da França”, que narra a saga dos cavaleiros fiéis ao lendário imperador franco. No Brasil, a tradição remonta ao século XVII, associada à Festa do Divino Espírito Santo, sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
- Confira a programação e conheça um pouco da tradição de cada município:
Santa Cruz de Goiás
- Quando: 7 e 8 de junho, a partir das 15h
- Onde: Centro Cultural Tio Negrinho
- Na cidade dos casarões históricos e das belezas naturais, as Cavalhadas completam 209 anos. A encenação teve início em 1816, quando houve o pedido de permissão do vigário Gouvêa de Sá Albuquerque para realizar a encenação durante a Festa do Divino Espírito Santo no Largo da Matriz. Os cavaleiros foram treinados por Haspasiano Dagomano. As Cavalhadas de Santa Cruz inspiraram outras cidades da região da Estrada de Ferro a também darem início à tradição.
Posse
- Quando: 7 e 8 de junho, a partir das 15h
- Onde: Estádio Serra das Araras
- Conhecida por suas belezas naturais, como o Poço Azul, Posse integra as Cavalhadas à tradicional Festa do Divino Espírito Santo. O primeiro dia traz o teatro do “Rapto da Princesa no Castelo Cristão”. No segundo dia, ocorre a simbólica batalha entre mouros e cristãos no campo das Cavalhadas.
Jaraguá
- Quando: 8 e 9 de junho, a partir das 14h
- Onde: Clube das Cavalhadas de Jaraguá
- Com 192 anos de tradição, as Cavalhadas de Jaraguá surgiram com a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em 1833. Além da encenação, os cavaleiros acompanham a Coroa do Divino em procissão e missa solene. A tradicional Banda Santa Cecília participa do desfile e das batalhas, preservando a musicalidade histórica do evento.
Pirenópolis
- Quando: 8, 9 e 10 de junho, a partir das 13h
- Onde: Módulo Esportivo de Pirenópolis
- A charmosa cidade goiana realiza suas Cavalhadas desde 1826, tradição iniciada pelo padre Manuel Amâncio da Luz. O evento segue a Festa do Divino Espírito Santo e inclui o giro da Folia do Divino, levantamento do mastro e distribuição dos doces tradicionais — alfenins e verônicas. Apresentações como o grupo Pastorinhas e personagens como o Velho Simão e o pastorzinho Benjamim integram o auto natalino incorporado em 1923.
Nos intervalos da batalha, os mascarados, vestidos de bois, onças e personagens irreverentes, invadem o campo e as ruas, promovendo brincadeiras e interações com o público. Ao final, há a tradicional corrida das argolinhas, a despedida dos cavaleiros com os lenços e o desfile até a Igreja do Bonfim, com salva de tiros e agradecimentos, acompanhados pela centenária Banda Phoenix.