CONTA DE LUZ MAIS CARA
ANEEL aprova reajuste de 18,74% nas tarifas da Equatorial; conta de luz deve ficar mais cara em Goiás
Aumento deve impactar cerca de 3,49 milhões de unidades consumidoras em todo o estado
23/10/2025, 09:47 -

Os principais fatores que contribuíram para o aumento são os custos relacionados à distribuição, transmissão e compra de energia, diz ANEEL | Foto: Reprodução
A partir desta quarta-feira (22/10), a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A. começa a aplicar o novo reajuste tarifário aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O aumento médio de 18,74% deve impactar cerca de 3,49 milhões de unidades consumidoras em todo o estado.
Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Acesse o link
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os novos índices de reajuste foram aprovados durante a reunião da diretoria colegiada realizada nesta terça-feira (21). O aumento atinge consumidores residenciais, empresariais e industriais.
Para os usuários de baixa tensão — que incluem residências, áreas rurais e pequenos comércios — o reajuste médio será de 19,01%. Já para os consumidores de alta tensão, como indústrias e grandes empreendimentos, o aumento médio será de 17,04%. No total, o efeito médio do reajuste para todos os consumidores ficou em 18,55%.
De acordo com a ANEEL, os principais fatores que contribuíram para o aumento são os custos relacionados à distribuição, transmissão e compra de energia, além de encargos setoriais e componentes financeiros.
A faixa de alta tensão abrange consumidores das classes A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Já a baixa tensão compreende as classes B1 (residencial e residencial baixa renda), B2 (rural), B3 (comercial, serviços e órgãos públicos) e B4 (iluminação pública).