Anuncie aqui

Saneamento Básico

Caiado prorroga contratos da Saneago até 2049

Companhia goiana opera em 223 municípios

30/05/2024 15:17

Caiado prorroga contratos da Saneago até 2049

Caiado prorroga contratos da Saneago até 2049. Foto: Reprodução

Com o objetivo de assegurar a universalização do saneamento básico em Goiás, o governador Ronaldo Caiado assinou na última quarta-feira (29) um termo aditivo que estende os prazos de todos os contratos da Saneago até 2049. Atualmente, a companhia opera em 223 municípios goianos.

“Este trabalho hoje é para que o Estado, cada vez mais, pense no seu todo e não tenha uma visão apenas do seu local específico, sem se preocupar com os outros que estão em municípios distantes”, frisou o governador durante evento realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

A unificação do período de vigência contratual foi aprovada pelas três Microrregiões de Saneamento Básico (Centro, Leste e Oeste) durante assembleias realizadas em dezembro passado, com a participação de prefeitos e outros representantes municipais. Estudos técnicos indicaram que essa medida facilita a modicidade tarifária em Goiás e amplia o acesso à água e ao esgoto, conforme as metas estabelecidas no Marco Legal do Saneamento Básico.

O alinhamento dos prazos de todos os contratos da Saneago beneficia principalmente os pequenos municípios goianos, pois o subsídio cruzado assegura os investimentos necessários para a universalização sem comprometer a questão tarifária. “Criamos hoje uma grande responsabilidade, vamos avançar junto com os outros entes da federação”, disse o secretário de Infraestrutura e representante legal das Microrregiões de Saneamento Básico em Goiás, Pedro Sales.

Na maioria dos municípios atendidos pela Saneago, a oferta de água foi universalizada antes do prazo previsto. Atualmente, o índice de atendimento é de 98%, beneficiando mais de 6 milhões de pessoas. O serviço de esgoto atende 73% da população, com esse número em crescimento. A média de cobertura em Goiás supera a nacional, que é de 84% para água e 55% para esgoto.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV