Anuncie aqui

Meio Ambiente

Caiado destaca redução de 18% no índice de desmatamento em Goiás e estabelece meta de eliminação total até 2030

Informações foram compartilhadas durante reunião entre ministros e governadores em Brasília, visando discutir medidas de preservação do bioma Cerrado

28/03/2024 15:24

Caiado destaca redução de 18% no índice de desmatamento em Goiás e estabelece meta de eliminação total até 2030

Ronaldo Caiado reitera compromisso de combater desmatamento ilegal em Goiás até 2030. Foto: Reprodução/Romulto Carvalho.

Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados em 28 de novembro do ano passado, constatam que Goiás liderou o percentual de queda na supressão de vegetação nativa entre todos os estados que possuem o bioma Cerrado. Com exceção de Mato Grosso (-17%), Minas Gerais (-12%) e Piauí (-5%), todas as outras unidades da federação registraram crescimento nos índices de desmatamento.

“Hoje, Goiás é um exemplo. Nós tivemos uma queda no desmatamento e estamos dentro dos parâmetros de exigência de primeiro mundo”, explicou Caiado ao citar que o estado realiza avaliação de toda a área que está sendo desmatada ilegalmente e exige a recomposição da vegetação suprimida sem autorização. “Além disso, fomos os primeiros no Brasil a fazer um acordo chamado Desmatamento Ilegal Zero em Goiás”, disse ao relembrar o pacto assinado com o setor produtivo em que se comprometeram a unir esforços para acabar com o desflorestamento até o 2030.

Cadastro de imóveis rurais

O governador manifestou preocupação com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), um sistema do governo federal encarregado de registrar todos os imóveis rurais do país, fornecendo dados ambientais sobre vegetações nativas e permitindo o monitoramento do desmatamento. Segundo Caiado, as informações dos imóveis em Goiás não estão sendo enviadas ao governo, o que dificulta a implementação de medidas preventivas.

A secretária estadual de Meio Ambiente de Goiás, Andrea Vulcanis, revelou que o estado está encerrando uma licitação para a contratação de um sistema próprio de cadastro ambiental rural, que será responsável pela análise dos dados estaduais. “Vamos conseguir manter as propriedades rurais absolutamente regularizadas perante a legislação brasileira”, explicou.

A reunião em Brasília foi conduzida pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, com a colaboração dos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; do Planejamento, Simone Tebet; e da Agricultura, Carlos Fávaro. Também estiveram presentes representantes do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV