Senador Canedo
Clínica TEIA inicia atendimentos a crianças autistas em Senador Canedo
Unidade oferece mais de 4 mil terapias mensais, psicoterapia para os pais, acolhimento familiar e tecnologia de ponta
07/05/2025, 15:08 -

A clínica conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, neuropediatras e outros profissionais especializados | Foto: Divulgação/Secom
A Clínica TEIA, inaugurada pela Prefeitura de Senador Canedo em parceria com a associação Agir, na última terça-feira (29/4), já iniciou os atendimentos às primeiras crianças com diagnóstico de autismo. Com foco na intervenção precoce, a unidade é a primeira do município com atendimento exclusivo para o público infantil com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e representa um avanço significativo no cuidado especializado à primeira infância.
Neste mês de maio, 50 crianças começarão a receber acompanhamento terapêutico. Somente na primeira semana de funcionamento, 10 crianças já iniciaram as terapias. A clínica conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, neuropediatras e outros profissionais especializados. O espaço foi planejado para oferecer um ambiente acolhedor e terapias de alta qualidade aos pequenos pacientes.
A capacidade total da unidade é de até 120 crianças por mês, com uma oferta superior a 4 mil terapias mensais, contemplando as diversas necessidades do espectro autista. Além do atendimento às crianças, a unidade também oferece psicoterapia para os pais e responsáveis, promovendo o acolhimento das famílias e fortalecendo o cuidado integral, com atenção ao bem-estar emocional de todos os envolvidos no processo terapêutico.
A clínica também se destaca pelo uso de tecnologia moderna e práticas terapêuticas atualizadas, oferecendo o que há de mais eficiente no tratamento do autismo infantil.
A clínica
A Clínica TEIA é 100% pública e gratuita, mantida pela Prefeitura de Senador Canedo em parceria com a Agir, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade está integrada à rede municipal de saúde e representa uma política concreta de inclusão e acesso à saúde especializada.
Criança atendida na Clínica TEIA participa de atividades terapêuticas com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar | Foto: Divulgação/Secom
Um dos grandes diferenciais da unidade é a implantação da primeira sala multissensorial do estado de Goiás um ambiente terapêutico equipado com luzes, sons, texturas e estímulos controlados que auxiliam no desenvolvimento sensorial, emocional e cognitivo das crianças com TEA.
Os atendimentos são realizados exclusivamente para crianças que já possuem diagnóstico fechado para TEA e que tenham sido encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para isso, é necessário que a criança passe, inicialmente, por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Após a avaliação médica, o profissional poderá emitir o encaminhamento para triagem e posterior acolhimento na unidade.
“A Clínica TEIA é um passo histórico para nossa cidade. Estamos oferecendo um atendimento de excelência, gratuito, humanizado e que vai impactar profundamente a vida das crianças e famílias que convivem com o TEA. Nosso compromisso é com uma saúde pública inclusiva, eficiente e acolhedora”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Verônica Savatin.