COOPERATIVISMO
Coapil avança em sustentabilidade com investimentos em energia renovável e inovação no cooperativismo
A nova usina fotovoltaica da OCB/GO é um marco na busca por fontes renováveis de energia dentro do sistema cooperativista.
31/07/2025, 09:03 -

Na manhã desta quarta-feira (30), a Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil) protagonizou mais um importante capítulo em sua trajetória de desenvolvimento sustentável e fortalecimento do cooperativismo.
O presidente José Lourenço e o vice-presidente Astrogildo Peixoto participaram de um evento promovido pelo Sistema OCB/GO, que marcou a inauguração da usina fotovoltaica da entidade e apresentou oficialmente a cooperativa CoopGoiás Energia.
Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Acesse o Link
A programação incluiu ainda uma visita técnica às obras de ampliação da estrutura de recepção, secagem e armazenagem de grãos da Coapil, situada às margens da GO-020, no armazém da cooperativa em Bela Vista de Goiás.
O espaço, estratégico para o agronegócio regional, vem passando por melhorias que visam otimizar a capacidade de atendimento aos produtores e agregar ainda mais valor à produção local.
Autoridades
O evento reuniu autoridades, lideranças do setor agropecuário, representantes de cooperativas e produtores rurais de diversas regiões do estado, além do prefeito de Bela Vista de Goiás, Eurípedes do Carmo e seu vice, Serginho da Granja. A iniciativa destacou o protagonismo do cooperativismo goiano em iniciativas voltadas à sustentabilidade, inovação e eficiência energética.
A nova usina fotovoltaica da OCB/GO é um marco na busca por fontes renováveis de energia dentro do sistema cooperativista, demonstrando o alinhamento das cooperativas com as demandas ambientais e econômicas da atualidade.
A adoção da energia solar representa não apenas economia a longo prazo, mas também um compromisso concreto com a preservação do meio ambiente.
Integração
Durante a visita, os diretores da Coapil reforçaram a importância da integração entre as cooperativas e a atuação conjunta com o Sistema OCB/GO. “Esse é mais um passo rumo ao futuro sustentável que buscamos. Com energia limpa, eficiência na armazenagem e inovação, mostramos que o cooperativismo segue forte e unido”, ressaltaram José Lourenço e Astrogildo Peixoto.
O encontro foi iniciado com um café da manhã e momentos de confraternização, fortalecendo o espírito colaborativo que impulsiona o cooperativismo no estado de Goiás.
A Coapil reafirma, assim, seu compromisso com o progresso sustentável, investindo em tecnologias limpas e em estruturas que garantem mais eficiência à produção agrícola regional, consolidando-se como referência no cenário cooperativista goiano.