FISCALIZAÇÃO/METANOL
Fiscalização em Goiás encontra bebidas vencidas e suspeitas de falsificação em quase metade dos estabelecimentos vistoriados
É fundamental observar se as embalagens estão lacradas, conferir rótulos, selos de autenticidade e datas de validade.
07/10/2025, 15:50 -

Uma força-tarefa criada pelo Governo de Goiás para combater a falsificação de bebidas alcoólicas fiscalizou 30 estabelecimentos em apenas três dias de operação.
O balanço, apresentado nesta terça-feira (7) durante coletiva na Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), revelou um cenário preocupante: 43% dos locais visitados foram autuados, a maioria por comercializar produtos vencidos ou com indícios de adulteração.
Ao todo, foram apreendidas 1.087 bebidas vencidas e 82 amostras encaminhadas à Polícia Técnico Científica para análise da possível presença de metanol, substância altamente tóxica que pode causar intoxicação grave e até levar à morte.
Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Acesse o Link
Durante a operação, cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para prestar depoimento, mas até o momento ninguém foi preso, conforme informou o delegado geral da Polícia Civil, André Ganga.
O superintendente do Procon Goiás, Marco Aurélio Palmerston, reforçou a importância de o consumidor redobrar a atenção na hora da compra, especialmente em períodos de alta demanda, como feriados e festas regionais.
Segundo ele, é fundamental observar se as embalagens estão lacradas, conferir rótulos, selos de autenticidade e datas de validade. “O consumidor é a primeira linha de defesa contra fraudes desse tipo”, alertou Palmerston.
Os estabelecimentos autuados terão 20 dias para apresentar defesa, sob pena de multas que podem ser elevadas. A força-tarefa — composta pelas Secretarias de Segurança Pública, Saúde e pelo Procon — continuará as fiscalizações em outras regiões do Estado. O objetivo é coibir a circulação de bebidas adulteradas e garantir a segurança dos consumidores goianos.