Anúncio

Patrimônio histórico

Pires do Rio inaugura primeira sala de cinema pública no Museu Ferroviário

Espaço histórico foi totalmente revitalizado, recebeu estrutura moderna para exibições cinematográficas

09/10/2025, 12:48

Pires do Rio inaugura primeira sala de cinema pública no Museu Ferroviário

O antigo auditório foi transformado em Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio | Foto: Reprodução

A cidade de Pires do Rio foi contemplada com uma sala de cinema pública, fruto de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O novo espaço cultural foi instalado no Museu Ferroviário do município, que passou por uma ampla revitalização. A inauguração está prevista para o dia 30 de outubro.

Participe do canal do Jornal 5 de Junho no WhatsApp Acesse o link

Com investimento de R$ 700 mil, o museu recebeu uma nova expografia e infraestrutura moderna voltada à exibição de filmes. As obras contemplaram a recuperação completa do telhado e do piso, melhorias na rede elétrica, revitalização da praça externa, pintura, acessibilidade, climatização e modernização do mobiliário.

“Estamos preservando um importante patrimônio histórico, mas também ampliando o acesso da população à cultura. Entregar esse cinema público em Pires do Rio é garantir que o interior goiano tenha o mesmo direito à fruição cultural que as grandes cidades”, afirma a titular da Secult, Yara Nunes.

Com um formato moderno e interativo, a nova expografia enriquece a experiência do público e facilita o acesso ao conhecimento. “Criamos instalações contemporâneas, mas preservando aquele charme retrô das antigas estações ferroviárias. Também tivemos o cuidado de colocar conteúdos em texto, áudio e Libras nos painéis, garantindo acessibilidade a todos os públicos”, explica.

Com a reforma, o antigo auditório foi transformado em Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio. A nova sala de cinema terá curadoria do Cine Cultura e, inicialmente, vai exibir filmes gratuitamente, a cada 15 dias, sempre aos finais de semana. Nos outros dias, o local estará disponível para a comunidade piresina utilizar em palestras, atividades formativas e eventos culturais.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV