Vacinação
Goiânia oferece nova vacina contra a covid-19 para um público específico
A nova vacina oferece proteção contra as variantes mais recentes do vírus
28/05/2024 19:55 -
Goiânia oferece nova vacina contra a covid-19 para um público específico. Foto: Reprodução
Após receber 19 mil doses da vacina monovalente contra a covid-19, SpikeVax, da Moderna, Goiânia já disponibiliza o imunizante em todas as suas 65 salas de vacina, que funcionam das 8h às 17h. Durante o feriado e no final de semana, a vacinação será oferecida em três unidades: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Urias Magalhães e Ciams Dr. Domingos Viggiano, no mesmo horário.
A nova vacina oferece proteção contra as variantes mais recentes do vírus, como a XBB.1.5, e é destinada a grupos prioritários. Isso inclui pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença e aqueles que estão mais expostos, como os trabalhadores da saúde.
Segundo orientação do Ministério da Saúde (MS), os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a 4 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunocomprometidos e indivíduos com 5 anos ou mais que tenham comorbidades.
Pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas receberão uma dose a cada seis meses, enquanto os demais grupos receberão apenas uma dose anual. É necessário um intervalo mínimo de três meses desde a última dose da vacina contra a covid-19 para receber a nova vacina.
Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identidade com CPF. A vacina produzida pela Moderna pode ser administrada junto com outras vacinas, exceto a da dengue. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília de Castro, destaca a segurança oferecida pela nova vacina. “Sabemos que não há mais uma epidemia de covid-19, mas a vacina continua sendo a melhor forma de proteger os grupos prioritários e evitar os casos mais graves e até óbitos. Por isso, convocamos todos que estão nesses grupos para que procurem as salas de vacina”.
Grupos prioritários
- Pessoas de 60 anos ou mais;
- Pessoas imunocomprometidas;
- Gestantes e puérperas;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos);
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.