Anuncie aqui

Segurança Pública

Goiás apresenta redução significativa de até 97,6% nos índices de criminalidade

Dados da Secretaria de Segurança Pública, apontam que a maior diminuição ocorreu nos casos de roubo de carga; balanço é referente ao primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018

09/07/2024 10:35

Goiás apresenta redução significativa de até 97,6% nos índices de criminalidade

Goiás apresenta redução significativa de até 97,6% nos índices de criminalidade em seis anos. Foto: Reprodução

A violência em Goiás apresentou uma drástica redução de até 97,6% entre 2018 e 2024, conforme anunciado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) em Goiânia, na presença do governador Ronaldo Caiado. Houve queda significativa em todos os tipos de crimes estudados, acompanhada por um aumento na eficiência policial. Ronaldo Caiado destacou a segurança pública como a área que mais progrediu durante seu segundo mandato.

Os números revelam que o roubo de cargas diminuiu de 248 casos no primeiro semestre de 2018 para apenas 6 no mesmo período deste ano. Houve também reduções expressivas nos roubos de veículos (93,7%), roubos a pedestres (88,5%), roubos a estabelecimentos comerciais (88,3%) e latrocínios (84,7%). O homicídio doloso registrou uma queda de 57,2%, com 128 municípios goianos não tendo registrado nenhum assassinato em 2024. Todos os detalhes estão disponíveis no site segurança.go.gov.br.

Segundo Caiado, esse resultado é consequência direta da política de responsabilidade fiscal, que viabiliza o pagamento pontual dos servidores, assegura igualdade e progresso nas carreiras, e possibilita investimentos em equipamentos e armamentos. “Já investimos mais de R$ 17 bilhões em segurança”, ressalta. Por isso, acredita que a corporação demonstra “motivação, garra e determinação para trabalhar”. “Cada vez mais, tenho que reconhecer a eficiência das nossas forças”, complementa.

Avaliações

Renato Brum, Secretário de Segurança Pública, destaca que o controle da violência é uma realidade eficaz e completa durante a apresentação dos dados. Ele enfatiza avanços significativos na redução dos feminicídios em Goiás, que diminuíram 37,5% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2023. “Nós praticamente triplicamos o acompanhamento das medidas protetivas. Um trabalho de prevenção muito bom que alcançou esse resultado”.

O enfrentamento aos crimes em propriedades rurais teve uma resposta positiva, com uma queda de 78,2% nos roubos e 36,9% nos furtos. Essas ações incluíram um esforço inédito para cadastrar mais de 100 mil propriedades, realizar prisões e recuperar bens furtados, entre outras medidas. O coronel Marcelo Granja, Comandante da Polícia Militar, considera esse cenário um avanço significativo. “O governo realiza investimentos principalmente na parte de inteligência e na integração das polícias. Esse é o segredo do sucesso de Goiás", ressalta.

Confira as maiores reduções de criminalidade em Goiás:

  • Roubo de Carga -97,6%
  • Roubo de Veículos -93,7%
  • Roubo a Transeunte -88,5%
  • Roubo em Comércio -88,3%
  • Latrocínio -84,7%
  • Roubo em Propriedade Rural -78,2%
  • Homicídio doloso -57,2%
  • Lesão seguida de morte -45,8%
  • Furto em Propriedade Rural -36,9%

Fonte: SSP-GO (1º semestre 2018 / 1º semestre 2024)

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV