Infraestrutura
Projeto de duplicação de rodovia estadual entre Catalão e Ipameri é apresentado em solenidade na Alego
Duplicação da GO-330 é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e a segurança viária do Sudeste
28/03/2025, 13:06 -

Sessão solene extraordinária para entrega do projeto da duplicação da GO-330 | Foto: Divulgação/Alego
Na tarde desta quinta-feira (27), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou uma sessão solene extraordinária para a entrega do projeto de duplicação da Rodovia GO-330, que liga os municípios de Catalão e Ipameri, na região Sudoeste do Estado. A cerimônia foi presidida pelo deputado Bruno Peixoto (UB) e contou com a presença do deputado Jamil Calife (PP), responsável pela articulação da obra.
Também participaram da solenidade o presidente da Goinfra, Pedro Sales; o prefeito de Catalão, Velomar Rios; o secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias; o prefeito de Ipameri, Jânio Pacheco; e o presidente da Câmara Municipal de Catalão, vereador Jair Humberto.
Resgate histórico
Em seu discurso, Jamil Calife destacou a importância histórica da antiga estrada de ferro que conectava diversas cidades do Sudeste goiano, ressaltando seu papel fundamental no desenvolvimento da região. A ferrovia ligava municípios como Anhanguera, Cumari, Goiandira, Urutaí, Iquara, Leopoldo de Bulhões e Anápolis, e foi responsável por tornar essa área a mais importante de Goiás, facilitando o trânsito de pessoas e mercadorias entre Brasília, Goiânia e outros locais.
O deputado lamentou, no entanto, o esquecimento da região ao longo dos anos, criticando a condição da rodovia, que considera inadequada para a centralidade de Goiás no país. Ele argumentou que, apesar de ser uma via vital para o acesso de quem vem de São Paulo e para a logística do Porto de Santos em direção ao Matopiba, a rodovia não reflete a importância estratégica da região.
“Se você conectar simplesmente um Waze e colocar São Paulo para Palmas, você tem diversos caminhos tortuosos. Nós não podemos perder a oportunidade de fazer desse nosso Estado de Goiás, centralizado no coração do Brasil, um estado cheio de artérias que conectam o país de leste a oeste e norte ao sul”, declarou o legislador ao ressaltar a importância de se resgatar o legado da antiga ferrovia, adaptando-o às necessidades do presente e futuro da região.
Planejamento
Na tribuna, o secretário da Infraestrutura estadual também ressaltou a parceria com o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, na execução de ações e reiterou o compromisso de ambos em trabalhar em prol do governo estadual, na busca de obras e benefícios para a população.
Segundo Adib Elias, 2025 e 2026 serão anos de foco na infraestrutura em Goiás, complementando os avanços já observados em segurança pública, saúde, educação, ciência e tecnologia e ação social.
Impacto em nível nacional
Após entrega do projeto de duplicação, o presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou, em discurso na tribuna, a relevância da realização da obra, não somente para os municípios que integram a região, mas para todo o Estado de Goiás. “Estou sinceramente emocionado por esse dia de hoje, da decisão tomada à luta e o esforço para conseguirmos chegar nesse momento”, frisou.
“O nosso compromisso é para que a obra chegue a Goiânia. Qualquer estado produtor precisa ter uma conexão logística com São Paulo e a rota Sul do estado conecta Catalão, que liga o triângulo mineiro, que tem, em sua saída, acesso à Anhanguera, que vai à capital paulista. Fica, então, uma rota logística de conexão do nosso estado com São Paulo e o Sudeste, de uma forma geral. Então, a importância vai muito além do agro. É uma importância nacional”, arrematou.
Pedro Sales também enalteceu o trabalho realizado pelo presidente do Parlamento goiano, deputado Bruno Peixoto (UB), à frente do Poder Legislativo estadual, bem como do deputado Jamil Calife (PP), na concentração dos esforços em prol da elaboração do projeto de duplicação da via.
Obra rodoviária
A duplicação da GO-330 é considerada essencial para o desenvolvimento econômico e a segurança viária do Sudeste. O deputado Jamil Calife tem atuado na articulação para a viabilização da obra, reforçando a importância da iniciativa para o fortalecimento da infraestrutura no interior do estado.
Em outubro de 2024, Pedro Sales, quando era o secretário estadual de Infraestrutura, anunciou o início das obras de duplicação da GO-330, entre Catalão e Ipameri, para o ano de 2025. Na ocasião, ele informou que a gestão estadual destinaria R$ 1,8 milhão para a elaboração do projeto executivo.
A ampliação da rodovia promete melhorar significativamente a infraestrutura viária do Sudeste goiano, facilitando o transporte, fomentando o turismo e impulsionando o crescimento econômico regional. O evento destaca a união de esforços para tornar essa iniciativa uma realidade.