Governo de Goiás

Operação Dose clandestina

Polícia Federal faz operação contra tráfico de remédios em Goiás

Fiscais da Anvisa também atuam na ação

24/04/2025, 14:32

Polícia Federal faz operação contra tráfico de remédios em Goiás

PF realiza operação "Dose Clandestina" em Goiás | Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quinta-feira (24/4), uma operação em Goiás para cumprir mandados judiciais contra um esquema criminoso de tráfico de medicamentos com destino ao exterior. Durante a ação, mais de uma tonelada de remédios foi apreendida. Batizada de "Dose Clandestina", a operação também está sendo executada nos estados de São Paulo, Paraná, Amapá, Espírito Santo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Segundo a PF, a organização criminosa comprava medicamentos no Brasil de maneira fraudulenta para enviá-los ilegalmente ao exterior. A operação conta com o apoio de fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As investigações da polícia identificaram dois núcleos organizados de um esquema criminoso: um no Brasil, responsável pela compra de medicamentos, muitos de uso controlado e com uso de receitas falsificadas, e outro no exterior, que recebia os remédios e os vendia clandestinamente para comunidades brasileiras fora do país. Os países de destino não foram divulgados.

Essa operação se soma a uma série de ações de combate à venda ilegal de medicamentos. Em janeiro de 2025, uma investigação semelhante revelou um esquema de falsificação de receitas em drogarias de Goiás. Na ocasião, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Os estabelecimentos vendiam medicamentos de controle especial, como os de tarja amarela e anabolizantes, sem prescrição médica, desrespeitando normas sanitárias e expondo a população a riscos graves.

Piracanjuba
Jornal 5 de Junho

Siga-nos

twitteryoutubefacebookinstagram

Av. Sen. Pedro Ludovíco, 180, Galeria JÁ, Centro Sala 08, Bela Vista de Goiás - CEP 75240-000

Copyright © 2023 Jornal 5 de Junho

Desenvolvido por Karytonn DEV